"Há cinco mil agressões a médicos desde 2007 e a realidade será ainda pior
-29 dez, 2019 José Carlos Silva
A denúncia é do gabinete nacional de apoio aos médicos.
Há mais de cinco mil casos de agressões a profissionais de saúde reportados à Ordem desde 2007, mas esta pode ser apenas “a ponta do iceberg”.
As contas são de Dalila Veiga, do gabinete nacional de apoio aos médicos.
“Os números que existem desde 2007 até agora de todos os profissionais de saúde relatam mais de cinco mil ocorrências conhecidas. Os números estão muito aquém da realidade porque os médicos têm medo de denunciar, são agredidas e não há uma resposta eficaz”, disse à Renascença.
O caso da médica agredida no Hospital de São Bernardo, em Setúbal, relança a questão da insegurança nos locais onde os médicos trabalham.
Dalila Veiga diz que não basta condenar, “é necessário que o Ministério da Saúde implemente medidas concretas e eficazes no terreno”.
A ideia é, “por um lado, salvaguardar a segurança dos profissionais, por outro lado, minimizar os fatores que possam condicionar o aparecimento deste tipo de situações.
Esta responsável do gabinete nacional de apoio aos médicos dá exemplos concretos: “haver uma reforma dos serviços de urgência que minimize os tempos de espera caóticos e haver uma reeducação da população para não haver uma utilização abusiva dos serviços de urgência”.
Notas pessoais:
- Quem são maioritariamente os agressores de médicos? Quais as raças e etnias?
- Qual a percentagem populacional dessas raças e etnias em Portugal?
- Comparando o número populacional de Lusitanos e dessas raças e etnias não-nativas em Portugal, a média de agressões cometidas sobre médicos é igual? Ou há uma desproporção gigantesca?
- Se há desproporção gigantesca na relação percentagem de número populacional/percentagem dos agressores...tal não é prova ABSOLUTA da desigualdade humana? Se fôssemos todos iguais, a média teria que ser a mesma, correcto? Faz lógica, não faz?
- A situação vai ter tendência a piorar à medida que o terrorismo biológico - plano kalergi - continua a ser aplicado com impunidade pelas organizações terroristas eufemisticamente chamadas de "partidos políticos".
- Cada vez mais falta de meios técnicos e humanos, e cada vez mais arriscam-se a levar porrada! 'O rei vai nu', e não adianta tapar o sol com a peneira!
- Uma médica Lusitana vale um voto nas urnas! Um não-nativo que não respeite o povo Lusitano, não contribua para o SNS - pelo contrário, ainda vive de subsídios estatais -, não respeite filas de espera, e ainda ameaça e agrida médicos, vale também um voto nas urnas! Não é fantástica a democracia?
- Quanto mais tempo durar a 3ªRepública, PIOR vai ser…
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não são aceites comentários que usem a mentira como contra-argumentação.
Aceito qualquer debate, desde que se fale verdade.
Isto não é um blog democrata, nem nenhuma juventude partidária democrata onde se treina desde cedo o uso da mentira como retórica política para enganar os Portugueses.
Aqui reina a verdade, não a mentira.