sexta-feira, 26 de outubro de 2012

A LIÇÃO DE ESPARTA, UM EXEMPLO DE UMA ARISTOCRACIA GUERREIRA.


"Filipe II da Macedónia, pai de Alexandre, o Grande, queria unir todos os povos gregos sobre seu domínio. A Grécia era composta por inúmeras cidades-estado. Esparta era uma delas.
Durante um cerco à cidade de Esparta, Filipe II da Macedónia envia a seguinte mensagem aos Espartanos:
 
“Se não se renderem imediatamente, invadirei as vossas terras. Se os meus exércitos as invadirem, irão pilhar e queimar tudo o que vocês mais prezam. Se eu marchar sobre a Lacónia, arrasarei as vossas cidades.”

Alguns dias depois o Rei recebeu a resposta dos Espartanos, abriu a carta e lê somente uma palavra: “Se”."


"Em 480 a.C. a Grécia encontrava-se numa das fases mais crítica da sua história, o Império Persa ameaçava conquistá-la e submeter toda a Helade. A derrota persa em Maratona tinha de ser vingada".


"Quando Xerxes, rei dos persas, chegou ao local enviou um mensageiro a Leónidas, intimando-o a entregar as armas. O Espartano respondeu simplesmente: “Vem buscá-las”. Quando disseram aos Espartanos que os persas eram tão numerosos que podia tapar o Sol com as suas flechas, um dos soldados respondeu: “Tanto melhor, poderemos combater à sombra” 
  •  
 “Foi perguntado a um velho Espartano porque motivo Esparta, ao contrário das demais cidades gregas, não tinha muros. Ele respondeu que os muros de Esparta eram os seus homens.”

         Em Esparta sempre mandou a coragem, não o dinheiro.

Dos homens do dinheiro não reza a história...

Já os homens de coragem são imortais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não são aceites comentários que usem a mentira como contra-argumentação.
Aceito qualquer debate, desde que se fale verdade.
Isto não é um blog democrata, nem nenhuma juventude partidária democrata onde se treina desde cedo o uso da mentira como retórica política para enganar os Portugueses.
Aqui reina a verdade, não a mentira.