sábado, 21 de dezembro de 2019

Pensamento+Imagens do dia.

O debate que se faz acerca do orçamento de Estado(ocupado), faz-me lembrar uma história:

Havia um colega - não era amigo, mas colega… - nosso em tempos de maior juventude, que era da classe-baixa mas queria viver como a classe-média apesar de não ter dinheiro para tal. O que ele decidiu fazer então? Pediu empréstimo à Cofidis, e depois como não conseguia pagar o empréstimo pediu mais um empréstimo a outra do género da Cofidis para pagar o empréstimo anterior e assim sucessivamente, até entrar em ruptura total.
Nisto, veio pedir emprestado dinheiro a um amigo meu no valor de mais de 3600 euros, porque estava prestes a ficar sem carro e casa. O meu amigo que era da classe média-baixa lá emprestou - porque podia, porque quis, e também porque era primo dele e tal - mas teve que lhe foder a cabeça e perder não sei quanto tempo a explicar-lhe que não se pode gastar mais do que o que se ganha.

Ora o que o nosso colega fez, foi um acto de estupidez e ignorância, mas que em último caso ele é que se fodeu, porque era o dinheiro dele e a vida dele que ele pôs em risco.

Ora a situação da 3ªRepública é MUITO mais grave, pois eles não estão a pôr em risco o dinheiro deles e a vida deles, mas sim o NOSSO dinheiro e as NOSSAS vidas! E não o fazem por estupidez, mas por corrupção+sabotagem económico-financeira(o que na práctica é crime de terrorismo económico-financeiro)! No fundo, o que eles fazem é gastarem o que não têm, e roubarem o que não podem. O resultado de tal é Portugal(ocupado) ter que pedir constantemente dinheiro emprestado aos agiotas internacionais - judeus e cripto-judeus - para pagar o anterior empréstimo, e tudo isto claro acrescido com juros atrás de juros com usura. E o ciclo repete-se há mais de 40 anos…

Obviamente tal situação é INSUSTENTÁVEL! Já por isso mesmo quando a IM colocou o Salazar no poder para ele meter Ordem nas finanças - e a situação da 1ªRepública apesar de ser catastrófica, ainda assim era melhor do que agora, o que só mostra que a IM na altura de uma forma geral tinha mais sentido de Estado e de responsabilidade do que nos dias de hoje -, este fez questão de vincar que teria que ter poder absoluto para poder dessa forma resolver de forma macro os graves problemas das finanças!

Porque o que se discute numa democracia é: partido a) diz que é assim que se deve gastar o dinheiro dos outros; partido b) diz que não, e que se deve gastar doutra forma o dinheiro dos outros; partido c) diz que se deve roubar o dinheiro dos outros da seguinte forma; partido d) diz que se pode roubar assim também, mas também doutra forma; e o partido e) diz que se deve gastar o dinheiro dos outros e roubar o dinheiro dos outros mas de formas completamente diferentes…

Tal debate é estéril porque O ESTADO ESTÁ FALIDO! E foi falido por esses mesmos partidos. E portanto os partidos da 3ªRepública representam o problema, e um problema não pode ser a solução simultaneamente! A solução Nacional vai ter que vir de outro lado obviamente.

E portanto o que neste momento se está assistir é tudo cortinas de fumo para entreter o gado.
Factos:
  1. Não vão ser os incompetentes a lutar contra a incompetência.
  2. Não vão ser os corruptos a lutar contra a corrupção.
  3. Não vão ser os parasitas a lutar contra o parasitismo.
  4. Não vão ser os maçons e jotas a lutarem pela meritocracia.
  5. Estamos a caminho da 4ªbancarrota.
  6. A IM vai ter que intervir novamente, e quanto mais tempo demorar, PIOR vai ser.

Nenhum comentário: