"Esta madrugada, um grupo de pessoas protestou no Rossio e exigiu a reposição da estátua de D. Sebastião
Os manifestantes colocaram várias faixas onde se lia: "Reponham a estátua para integridade da fachada" e "esta fachada é património público".
A estátua do rei foi danificada em maio de 2016, quando um turista tentou fotografar-se junto dela, e esta com cerca de 130 anos, cedeu e partiu-se.
Os manifestantes, entre eles, artistas plásticos e personalidades ligadas à cultura, propõem a reposição na fachada de uma réplica da escultura da autoria de José Simões de Almeida (tio).
"Esta é uma prática comum na defesa do património, disso são exemplos a estátua de Eça de Queirós, no Largo Barão de Quintela, ou a célebre estátua de David, de Michelangelo, em Florença,[em Itália]", afirmou um dos manifestantes."
Notas pessoais:
Muito boa iniciativa. Mas quem devia estar atento a isto em primeiro lugar era a própria IM! Deviam ter 3 a 4 gajos ao nível de um Arno Breker a trabalhar directamente para a IM no desenvolvimento de Arte Marcial. Uma versão dele em armadura com a caracterização Celto-Lusitana que ele encomendou na altura, seria perfeito!
Deviam também pedir ao Rainer Daehnhardt para ser consultor e ajudar na elaboração dos pormenores da armadura visto que ele é um erudito sobre a temática.
Nenhum comentário:
Postar um comentário