segunda-feira, 2 de setembro de 2019

Notícia+Imagens do dia.

"GNR alerta para a presença de vespa asiática no Distrito de Castelo Branco. No distrito de Castelo Branco foram sinalizados 49 casos de avistamento de ninho de Vespa velutina (asiática) desde o início do ano, saiba o que fazer em caso de detectar um ninho, alerta a GNR.

No distrito de Castelo Branco foram sinalizados 49 casos de avistamento de ninho de Vespa velutina (asiática) desde o início do ano, saiba o que fazer em caso de detectar um ninho, alerta a GNR num post do Facebook.

A detecção ou a suspeita de existência de ninho ou de exemplares de Vespa velutina deverá ser comunicada através de um dos seguintes meios:
- contactar a GNR, através da linha SOS Ambiente e Território (808 200 520). Neste caso o observador será informado do procedimento a seguir para a efetiva comunicação da suspeita;
- inserção/georreferenciação online do ninho ou dos exemplares de vespa e preenchimento online de um formulário com informação sobre os mesmos, disponível na plataforma SOS-Vespa, em www.sosvespa.pt;
- contactar os serviços municipais de proteção civil ou a junta de freguesia mais próxima do local de deteção/suspeita.

A Vespa velutina (asiática) é uma espécie não-indígena, proveniente do norte da India, do leste da China, da Indochina e do arquipélago da Indonésia. Na época da primavera constroem ninhos de grandes dimensões,
preferencialmente em pontos altos e isolados.
Esta espécie distingue-se da espécie europeia Vespa crabro pela coloração do abdómen (mais escuro na vespa asiática) e das patas (cor amarela na vespa asiática).
Os principais efeitos da presença desta espécie não-indígena
manifestam-se na:
- Apicultura - por se tratar de uma espécie carnívora e predadora de abelhas Nativas;
- Saúde pública – sendo mais agressivas que a espécie europeia no caso de sentirem os ninhos ameaçados, reagem de modo bastante agressivo, podendo realizar perseguições de algumas centenas de metros.

Quais os efeitos da picada?

A picada de uma vespa asiática não difere muito de uma vespa normal. Ao registar algum sintoma alérgico (como dificuldade em respirar, calor no corpo, febre) deverá haver a preocupação de ir o mais rapidamente possível ao hospital ou chamar uma ambulância (as mortes por picada de vespas são normalmente por asfixia)."

Nenhum comentário: