sábado, 25 de maio de 2019

Benfica: Projecto Nacional e Europeu para os próximos 4 anos. Parte 1

A dita "estrutura" de futebol, tem que ser composta por quem percebe de futebol.
E portanto a sabedoria no que diz respeito à modalidade, é requisito IMPERATIVO para a estrutura.

"A opinião de dez mil homens não tem valor, se nenhum deles souber alguma coisa sobre o assunto."
-Marcus Aurelius


(Tem ali umas marcas de água e dos aviõezinhos, mas é para cagar nisso. Eu fiz copy-paste de um simulador para não ter tanto trabalho a desenhar)

Porque é que este 4-4-2 teve tanto sucesso?
Respostas: 
Porque devido à criatividade táctica de Bruno Lage, ele conseguiu criar jogo ofensivo quer pelos corredores laterais, quer pelo corredor central.
Ao contrário do que centenas/milhares de opinadores profissionais nos fake-media, fake-imprensa e afins dizem...o Benfica NÃO JOGA com dois extremos. O Benfica joga com um organizador-aberto na direita, que na esmagadora maioria das vezes apenas parte da direita, mas onde ele joga maioritariamente é no meio. Ou seja, não é um extremo-direito; é sim um médio-ofensivo que ocupa aquele lugar. E no lado esquerdo não é um dito extremo clássico(jogador de linha), mas sim um extremo-invertido, que na maioria das vezes corta para dentro. Quem faz a ala esquerda na linha é mais o Grimaldo(que também sabe jogar por dentro).
Como a equipa para ter maior equilíbrio no meio campo, se optou por jogar com dois médios de cariz mais defensivo e mais posicional, havia que compensar doutra forma o jogo pelo corredor central, e foi o que aconteceu com a colocação de Pizzi a organizador-aberto na direita, Rafa a extremo-invertido na esquerda, e Félix a falso 9/avançado vagabundo.
Gabriel pela sua capacidade de passe+visão de jogo+inteligência acima da média, passou a ser um construtor de jogo recuado; o primeiro cérebro da equipa, tal qual um Xabi Alonso esquerdino.
(Nas estatísticas só vai aparecer o André Almeida na assistência… Mas sem o passe a rasgar do Gabriel não havia golo para ninguém. E lembro que neste jogo em particular, jogamos muito pouco mesmo, e não fosse este momento de génio por parte do Gabriel, não tínhamos ganho o jogo. O passe que o André Almeida faz para golo, todos talvez à excepção do guarda-redes o conseguiam fazer…mas o passe que o Gabriel faz mesmo em pressão e com o seu pior pé, só praí o Pizzi e Jonas o conseguiam fazer. É por isso que as coisas devem ser analisadas com substância e não meramente de forma superficial.)
Samaris não sendo um tradicional trinco - do género do Fejsa e do Florentino -, possibilitou ter dois médios defensivos com capacidade de sair a jogar, e com isso a equipa poder ser mais competente nas transições defesa/ataque e em ataque planeado. E com a vantagem de serem dois jogadores positivamente agressivos e darem dimensão física ao meio-campo.
(A atitude dos jogadores importa muito; não basta a capacidade… Um jogador mais 'nanão' e menos intenso tinha chegado atrasado a este corte - que foi o desarme do título. Samaris e Gabriel são o meio-campo perfeito nesta ideia de jogo.)

Rafa fez a melhor época de sempre no Benfica, e como eu tinha dito 9999999999999 vezes; para ele render o máximo é jogar na esquerda a vir para dentro, e bolinha no relvado em vez de futebol directo - que vai contra a identidade do jogador Português, que teve sempre como imagem de marca a técnica e criatividade. Nunca me esqueço do Poborsky, que foi um dos meus ídolos preferidos de infância - a par do Roberto Baggio - ter dito numa entrevista que saiu do Manchester United e de Inglaterra para vir para o Benfica e Portugal, porque mais importante que o dinheiro era o jogador se divertir a jogar futebol, e que em Inglaterra a bola andava muito pelo ar, enquanto que em Portugal joga-se mais com a bola no chão e isso favorece os jogadores que gostam de fintar.
(Vejam lá se o Rafa não conseguiu fazer este ano coisas semelhantes a isto… Fez, não fez? Porque a bolinha anda mais pelo chão e deixou-se de abusar no jogo mais directo. Rafa tem velocidade, técnica, drible e irreverência no bom sentido. E como extremo-invertido tem que ser o jogador "abre-latas"; ao estilo do Hazard e Overmars que são duas referências como extremos-invertidos.)

Félix, como eu disse 99999999999999 vezes ao antigo treinador, devia jogar a "10" e/ou falso 9 nas costas do Seferovic. Com isto ambos iam beneficiar; o Félix porque podia jogar como vagabundo entre-linhas, o Seferovic porque deixava de estar plantado sozinho lá na frente a correr atrás de bolas despejadas à toa. Os dois tornaram-se goleadores; só que Félix é muito mais que um goleador; é também organizador e desequilibrador.
Félix não pode ser subvertido e manipulado por empresário$ e (((empresários))). Mais de 90% dos empresários estão-se pouco fodendo para o futuro dos jogadores e apenas querem à pála deles e dos clubes mamarem as suas comissões de milhões de euros para comprarem novas moradias/mansões/iates/ e/ou terem vida de luxo sem terem produzido um caralho. Quem investe é o clube, quem sustenta é o clube, e portanto quem corre o risco no negócio é o clube. Já quem produz dentro de campo é o jogador. O empresário de futebol actualmente ganha demasiado para o seu trabalho, que mais não é do que trabalho burocrático que alguns milhares de euros eram bem mais que suficientes e ajustados para o seu trabalho.

Félix, tens que pensar que até o Robben e o Sneijder foram dispensados do Real Madrid em tempos. Bale é odiado pelos adeptos do Real Madrid. Malcom nem calça no Barcelona. Dybala que é dos melhores falsos 9 do mundo, fala-se que será dispensado. Gaitán sentiu-se um corpo estranho no futebol mais 'mecânico' do Atlético de Madrid… Onde eu quero chegar com isto? É que isto não é carregar no botão e o futuro está assegurado. Todos estes acima são jogadores de grande qualidade, e no entanto foram/são postos em causa. Há vários factores a ter em conta, como a qualidade que abunda nesses clubes nas mesmas posições, se o futebol practicado por esses clubes é o mais adequando para as suas características, se há grupinhos de vacas sagradas nos balneários em clubes que sabotam os que vêm pela primeira vez porque querem o sistema de cunhas e não o sistema de meritocracia, etc, etc...

Félix, faz-te bem ficares aqui mais 2 ou 3 anos, e evoluíres jogando sempre; e depois sim, se quiseres ir para fora ninguém te vai cortar as pernas. Olha o exemplo do Renato, que lhe comeram a cabeça e disseram que ia pegar de estaca no Bayern, quando eles tinham lá o Vidal que é dos melhores box-to-box do mundo… Olha o exemplo do Guedes, que lhe comerem a cabeça e disseram que ia pegar de estaca no PSG, quando eles tinham Di Maria, Cavani, Draxler, Lucas Moura, etc... Se não fosse a sorte do empréstimo do Valência e este se ter chegado à frente com mais de 40 milhões para o contratar, o Guedes andava neste momento com a carreira estagnada como o Renato.

Tens que ter os pés bem assentes na terra, e perceberes que deves sair só depois de teres a certeza que quando o fizeres pegas de estaca nessas equipas. Os empresário$ e (((empresários))) te dirão o que for preciso para te comer a cabeça, eles já andam nisto há décadas e já têm a cassete toda.

Deves também evoluir aprendendo e te inspirando no Jonas, Roberto Baggio e Bergkamp; que foram/são do melhor que há como falsos 9.


Na defesa na linha de 4, está tudo óptimo à excepção do André Almeida. O Grimaldo é absolutamente crucial nesta ideia de jogo, pois além da sua qualidade ofensiva a dar largura, sabe jogar ora por fora, ora por dentro.
O Ferro faz de central elegante, o Rúben Dias de central autoritário, e com isto os dois colam bem um com o outro. O Jardel como central autoritário deve servir como referência para o Rúben dias, tal como o Jaap Stam. O Ferro deve-se inspirar mais no Maldini e Ricardo Gomes, que foram centrais elegantes de classe mundial que primavam muito pela antecipação e inteligência táctica.
Quanto mais tempo estes dois centrais jogarem juntos melhor para eles, melhor para o Benfica, e melhor para Selecção Nacional(a que tem a obrigação de ser representativa da Nação e não do plano kalergi); visto que eles serão inevitavelmente para os próximos 10 anos a futura dupla de centrais Lusitanos da Selecção Nacional.
Quem poderá então ir contra os superiores interesses dos jogadores, Benfica e Selecção Nacional? Obviamente a merda dos empresário$ e (((empresários))).
Fim da parte 1...

Nenhum comentário: