sábado, 25 de maio de 2019

Benfica: Projecto Nacional e Europeu para os próximos 4 anos. Parte 2

Na questão do Guarda-Redes, o Odisseas teve um balanço muito positivo; mamou 2 frangos em toda a época, mas teve praí 15 defesas(ou mais) de golo.
Tem é que melhorar nas saídas e no jogo de pés…
Como ao que parece há negociações para a vinda do Cillessen, eu não me quero alongar muito na questão do guarda-redes.


Como EVOLUIR o Benfica:

Ter dois jogadores de qualidade para cada posição.

Melhorar as transições defesa/ataque; já as do meio-campo/ataque são muito boas. Melhorar ainda mais o ataque planeado.

Melhorar imenso a gestão de jogo em posse quando a equipa se encontra em vantagem - há muito que melhorar, pois este é um dos pontos fracos do actual Benfica. A melhor forma de gerir um jogo e até mesmo de defender é ter a bola; já que se tu a tens, o adversário não pode atacar. Como ter a bola? Com jogadores com bom passe, boa técnica e inteligentes. Desde a defesa até ao ataque…

Melhorar os livres; não pode haver só um especialista em livres, tem que haver três no mínimo, e convém que não sejam todos nem esquerdinos nem destros, por razões óbvias. Não há desculpa para não haver especialistas a bater livres, nem que para isso os então escolhidos para baterem livres tenham que estar mais meia-horita depois do treino acabar a treinar a pontaria. Um Ranger Sniper Lusitano chega a ter treinos de 12 horas por dia, e não ganha sequer em salário 1% do que os principais jogadores do Benfica; e portanto não me venham com desculpas pois não há desculpas.

Dar dinheiro à dupla Rui Costa&Lage para investirem o necessário. Sem ovos não se fazem omeletes, e por isso estes devem ter um orçamento para transferências para a próxima época entre os 50/60 milhões de euros.

"Ainda por cima, supostamente, este ano será BRUTAL em transferências com jogadores "excedentários":
Encaixes de transferências previstos para 2019:

Dawidowicz ................ Verona...................... 3 Milhões
Raúl Jiménez............... Wolverhampton.......... 41 Milhões (venda + empréstimos)
Luka Jovic................... Eintracht Frankfurt.....   6 Milhões + 20% de mais valias
Andre Carrillo.............. Al Hilal...................... ?? Milhões (venda + empréstimos)
Lisandro ..................... Boca Júniores............   3 Milhões
Ferreyra ..................... Espanyol...................   2 Milhões (empréstimo)
Castillo....................... América.....................   8 Milhões
Talisca........................ GZ Evergrande............ 25 Milhões (venda + empréstimo)
João Carvalho............. Nottm Forest............... 15 milhões
André Horta................ Los Angeles FC...........    6 Milhões
Bryan Cristante........... Atalanta.....................    5 Milhões
Nelson Semedo........... Barcelona...................    5 milhões (objetivos dos 50 jogos)
Salvador Agra............. Legia Varsóvia ........... 0,5 milhões
João Amaral............... Lech Poznan............... 1,5 Milhões
TOTAL bruto................................131 ou 141 Milhões de euros

É mais ou menos isto...
Sim, eu sei que não recebemos o dinheiro todo a pronto, MAS também nós não pagamos as transferências de jogadores a pronto. É igual."

E por isso o orelha$ e o domingo$ soare$ de oliveira que não venham atirar areia(mais uma vez…) para os olhos dos adeptos do Benfica com a necessidade de vender as joias da coroa e com a mentalidade de mandarem a estrutura de futebol(Rui Costa e Lage) irem 'à loja dos 300' comprar reforços.

Por cada transferência deve ir 50% da receita para despesas correntes/custos operacionais e para abater o passivo, e os outros 50% da receita para o orçamento de futebol da estrutura(Rui Costa e Lage).

O Benfica precisa de comprar comprar um lateral-direito de qualidade que saiba atacar por fora e por dentro e que saiba cruzar como deve ser. Peço à estrutura para reverem a derrota com o Frankfurt na Alemanha mesmo depois de termos ganho por 4-2 em casa, e a primeira parte com o Braga fora por exemplo. Quando Gabriel se lesionou optou-se por deslocar o Samaris para a sua posição e jogar com um trinco ao lado. Ora um trinco como o Fejsa(que é melhor que o Florentino, já que o Florentino se nada acrescenta do que o Fejsa a nível ofensivo e a defender é pior, não percebo a sua titularidade) ou Florentino que basicamente só passam curto e não têm grande capacidade de sair a jogar, tendo ao lado o André Almeida que também não tem grande capacidade para sair a jogar com a bola nos pés, e tendo  por trás o Rúben dias que não é tão bom com a bola nos pés como o Ferro por exemplo...o que é que acontece quando a equipa adversária pressiona alto de forma intensa e constante? Simples, o Benfica NÃO CONSEGUE construir nem sair a jogar por detrás como deve ser pois aquela zona na actual ideia de jogo é uma situação paradoxal!
Seja na situação a) ou b), 75% naquela zona se for pressionado alto de forma intensa vê-se à rasca para sair em posse e/ou para comer metros com bola no pé.
E portanto das duas uma: Ou se joga com um trinco mas tem OBRIGATORIAMENTE que se compensar com um lateral-direito de qualidade ofensiva, ou então abdica-se do dogma de jogar com trinco e aposta-se no Gedson Fernandes que tem potencial para ser um grande box-to-box e é bem melhor que o Florentino a jogar em espaços reduzidos, é mais rápido, e tem capacidade de comer metros com a bola. Defendo que o Gedson Fernandes seja mais aposta e que seja transformado numa espécie de Nainggolan - para mim o melhor box-to-box do mundo.

O que eu faria:
Contructor de jogo recuado: Gabriel e Keaton Parks ou Pedro Rodrigues. Deve ser dada uma oportunidade a estes dois jovens na pré-época pois têm as caraterísticas mais essenciais para serem bons construtores de jogo recuados: Passe+Inteligência acima da média. Têm que melhorar a agressividade, mas são jogadores com potencial atenção; é preciso acreditar neles e dar-lhes oportunidade, mas eles como é óbvio, também têm que dar ao pedal.

Médio-defensivo apoiar: Samaris e Gedson.

Uma das melhores duplas de centro-campistas que o Benfica teve nos últimos anos foi o Matic e Enzo, pois os dois tinham capacidade de sair a jogar. E quando as equipas adversários pressionavam muito um deles, saia o outro a jogar e vice-versa.

Atenção que o Fejsa é um excelente profissional e muito bom jogador no processo defensivo. Tratar o mesmo com todo o respeito que merece, e através de uma conversa franca explicar que não é por falta de qualidade que vai perder espaço, mas sim porque a ideia de jogo mudou e deixou-se de jogar com um trinco. 
Tem que haver um equilíbrio na liderança, onde tem que se conjugar o Humanismo e os superiores interesses do Benfica. Ou seja; nem tratar os jogadores como chicletes, mas também não fugir a assuntos menos agradáveis e dessa forma não resolvendo problemas.
Uma conversa franca e honesta é sempre a melhor forma de resolver estas coisas, sem qualquer tipo de mágoa ou rancor.
 


O Benfica precisa de comprar um avançado tanque/ponta de lança de referência pois só tem o Seferovic para essa posição e papel. Tem que ser um ponta de lança que saiba jogar de costas para a baliza, mas que não seja lento pois nas transições rápidas se for lento a ideia de jogo não se consegue impor na sua plenitude. O Gabriel Batistuta é o estilo de jogador que é preciso ir buscar: Dimensão física, saber jogar de costas para a baliza mas também saber jogar no espaço, espontaneidade de remate, finalizador, trabalhador.

Na posição de lateral-esquerdo, o Yuri Ribeiro não oferece de todo a dimensão ofensiva que é preciso; mais a mais o lateral-esquerdo nesta ideia de jogo ataca bem mais que o lateral-direito.
Das duas uma; ou se vai buscar um lateral-esquerdo para competir com o Grimaldo, ou se dá hipótese ao Frimpong na pré-época; já que este se for bem trabalhado e se o mesmo der ao pedal, tem potencial para ser um bom lateral-esquerdo ofensivo.

Na posição de Organizador Aberto é preciso alguém para competir com o Pizzi. Teoricamente o Zivkovic podia fazer esse papel, e quiçá o Krovinovic; já que ambos sabem jogar por dentro, têm técnica, criatividade e inteligência acima da média. Mas como na práctica eu não assisto aos treinos nem palestras, o Lage deve ser soberano nas suas decisões.
Eu deixo uma sugestão: Resgatar o André Horta. Foi uma estupidez a sua dispensa, e ele tem as características perfeitas para jogar como Organizador Aberto, a adaptação ao clube já está feita, e o seu amor pelo Benfica é à moda antiga como já muito pouco se vê. E quem ama, luta por aquilo que ama, e quanto mais ama, mais luta. Pensem seriamente nesta minha sugestão.
O Tiago Dantas tem que ser preparado para desempenhar esta posição a médio-prazo no plantel principal e deve ter como referências o Rui Costa e Iniesta.

O caso do Salvio é como o caso do Fejsa, só que ainda uma incompatibilidade muito maior nesta nova ideia de jogo. Se o Benfica de Lage não joga com extremo-direito e Salvio é um extremo-direito, a sua permanência no clube vai ser má para ele pois practicamente não vai jogar, e má para o clube pois fica com um activo parado e a desvalorizar. 
Não é um caso de falta de profissionalismo nem de falta de qualidade. É um excelente profissional e um jogador de qualidade. Explicar ao mesmo a situação através de uma conversa franca como já escrevi mais acima.

O falso 9, com Félix e Jonas como arma secreta; está perfeito. Sendo que o Taarabt também tenho a convicção que possa jogar lá.

Extremo-invertido Rafa e Taarabt está perfeito; NÃO MEXER!
Todos os extremos destros nas camadas mais jovens/equipa b/sub-23 devem começar a ser trabalhados como extremos-invertidos e terem como referências o Hazard, Overmars e Rafa. Tem que haver sintonia e organização global em todos os escalões.

Na questão dos Centrais; emprestar o Conti para evoluir e de preferência a um clube nacional para ajudar na sua adaptação ao país. Ele como 4º central raramente vai jogar, e portanto deve ser emprestado e sobe-se o melhor central da equipa B para o plantel principal para ir já habituando este ao treino e pressão da equipa principal.

O Cervi é um jogador de qualidade e um excelente profissional; mas vai jogar onde? Extremo-invertido no lado esquerdo pede um destro e ele é esquerdino… Tendo já Rafa e Taarabt…
Situação "idem aspas" à do Salvio…

O Alex Pinto deve fazer pré-época. Além de ter potencial para ser melhor que o André Almeida - e este com a idade que tem já não dá mais que isto -, tem uma altura invulgar para defesa-direito o que significaria mais uma 'torre' nos cantos quer defensivos quer ofensivos. Uma vantagem nas bolas paradas que só um tolo não aproveitaria…

Não vale a pena virem com retóricas de "apostar nos jovens", e depois haver vacas sagradas no plantel a lhes taparem o lugar. Foram preciso lesões graves do Luisão para se apostar no Lindelöf e Rúben dias, porque ninguém teve tomates para sentar a vaca sagrada. Espero não assistir ao mesmo 'filme repetido' com o André Almeida… Não pode haver lugar para vacas sagradas no Benfica.
Não basta ser "esforçado", "ser porreiro" ou "contar umas anedotas fixes no balneário"... É preciso talento e ter capacidade para dar à equipa o que ela precisa em termos de dinâmica!
MERITOCRACIA É O CAMINHO!


Capitães de equipa devem ser jogadores com perfis que emanem autoridade!
Jardel, Samaris e Rúben Dias devem ser os capitães.
Fim da parte 2...

Nenhum comentário: