sábado, 4 de agosto de 2018

Pensamento+Imagens do dia.

Vieirismo: Consiste numa política económico-financeira-desportiva cuja aderência e admiração só vem da parte de charlatães, adeptos vendido$ e idiotas úteis que não conseguem pensar para além da propaganda vieirista e pela sua própria cabeça.

Jonas tem 34 anos? É um facto…
É um grande jogador? Também é um facto…
Fez mais de 30 golos a época passada? Também é um facto…

Mesmo que porventura tenha que ser gerido o seu esforço físico doutra maneira, não seria na mesma um goleador? Mesmo a 'arma-secreta' perfeita em muitos jogos em que é preciso dar a volta ao resultado e mudar para 4-4-2?
Há assim tanta certeza absoluta que os dois avançados contratados vão render mais que o Jonas? Certeza absoluta? É que eu não consigo dizer que sim nem que não, pois são precisos vários jogos para analisar como deve ser os pormenores mais importantes de um avançado que se queira goleador - finalização, movimentação sem bola, antecipação, inteligência, primeiro-toque, cabeceamento, etc... 
Alguém tem certezas? Ainda para mais num 4-3-3 que está mal trabalhado no processo ofensivo e que raramente cria situações de golo? É que os avançados para fazerem golos têm que ser servidos…


Um presidente Benfiquista o que faria nesta altura:

  • Aguentar o Jonas até porque este ano há que limpar a PÉSSIMA imagem do ano passado e por isso NÃO FAZ SENTIDO vender o melhor jogador, mesmo que esteja cada vez mais velho, pois o que interessa é o nível de rendimento; e mesmo um Jonas a 80% ou 85% é melhor do que imensos a 100%.


  • Comprar um lateral-direito com qualidade inequívoca para ser titular para um Benfica que se queira campeão, e que faça uma Champions digna - chegar aos oitavos e/ou aos quartos no mínimo.


  • Comprar um médio-centro organizador de jogo que tenha bom passe, boa visão de jogo, uma boa meia-distância, mas também sentido posicional. E obviamente que seja inteligente. Um "8" que tenha capacidade para ser uma mais-valia em ataque organizado mas também em transições rápidas.



Mas como não temos um presidente Benfiquista - alguém que ama o Benfica, logo alguém que por consequência JAMAIS pode prejudicar/roubar/trair o Benfica - e temos um FILHO DA PUTA ao nível desta 3ªRepública, já está tudo a começar a descarrilar novamente…
(E depois queixa-te quando te chamam um treinador "Yes Man"...)

Face à situação actual podia-te elucidar um bocado sobre os defeitos e virtudes do teu sistema e ideia de jogo, mas não me vou dar muito ao trabalho porque da última vez cagaste para aquilo que eu disse; e com as consequências desportivas que se conhece…


Apenas 3 coisitas:
Num meio-campo a 3, o Fejsa tem que ser essencialmente recuperador, o Pizzi organizador e desequilibrador(não tanto no sentido de driblar mas nalguns momentos de chegada à área em tabelinhas, assistências e finalização), e o Gedson recuperador mas também transportador - tem que fazer de box-to-box; tem que ter a capacidade de 'comer' metros com bola transportada em movimentos verticais.
Agora tem que haver coordenação nas subidas dos dois médios; ou seja, se o Pizzi subir muito o Gedson tem que estar atento ao sentido posicional para eventual recuperação em eventual perda de bola. O contrário se aplica ao Pizzi - que tem que ter mais garra a defender, e tem que ter mais confiança em si mesmo no processo ofensivo, pois ele tem a qualidade técnica e criativa para isso e portanto tem que se assumir e 'soltar-se' no bom sentido e com responsabilidade. Não pode estar demasiado 'vagabundo' mas também não pode estar demasiado preso.

O Cervi é muito bom jogador para um 4-4-2, mas não tanto para 4-3-3. Porquê? Porque ele é bastante bom a desequilibrar através do drible, mas nos primeiros metros percorridos com bola ele está sempre a olhar para o chão e daí as dificuldades em ele ser um muito bom organizador - como era o Gaitán por exemplo, outro que foi corrido pelo FILHO DA PUTA do orelha$.
É que num 4-3-3, há menos avançados, logo menos linhas de passe para o extremo-esquerdo dar logo depois de driblar o lateral opositor. Do ponto de vista de espaço de terreno mais adiantado a área sendo maior, também é maior a responsabilidade em organizar e aqui a visão de jogo importa muito.
E como o Cervi evoluiu pouco desde que chegou nas tuas mãos - sim, a culpa é tua -, ele continua a não ter um nível semelhante ao Gaitán no que diz respeito à capacidade organizativa.
Para avançado-interior/falso-extremo também não dá porque o melhor pé dele é o esquerdo, e ele também não tem muito físico para capacidade de choque.
No actual sistema e na tua ideia de jogo, o que melhor encaixa na posição de extremo-esquerdo é o Zivkovic. Perde no compromisso defensivo em relação ao Cervi, no desequilíbrio ao nível de drible é ela por ela, mas ganha na capacidade de organizar - melhor passe, bastante melhor visão de jogo, melhor decisão, e joga também melhor nos espaços interiores.
Embora para mim o Zivkovic onde pode render mais é a extremo-direito com acção livre. Mas como já tens o Salvio a extremo-direito e este está em boa forma, jogas com os dois ao mesmo tempo puxando o Zivkovic para extremo-esquerdo.

Plano "B".
Caso o Jonas saia não estás a pensar manter o 4-4-2, pois não? É que nem o Ferreira nem o Castillo são falsos "9", e portanto nenhum deles pode fazer de avançado recuado para apoiar o então avançado mais de referência.
Já pensaste num 4-2-3-1 com um "10" a jogar mais próximo do avançado, com os jogadores mais próximos entre si e portanto a facilitar a circulação de bola através do passe? Tens já um "10" puro, o Félix que é um diamante em bruto, e caso o Jonas saia, deixas de ser um treinador "Yes Man", mostras algum carácter e orgulho próprio e exiges ao FILHO DA PUTA do orelha$ que o dinheiro encaixado com a venda do Jonas seja canalizado para a compra de um "10" de qualidade inequívoca.
Tens que ter dois jogadores - e nesta posição "10" tão crucial, tens que ter mesmo dois com muito qualidade -  para cada posição obviamente. 
É que neste sistema táctico tens vários jogadores de qualidade no plantel para variadas dinâmicas.
E aqui o Cervi encaixa melhor a extremo-esquerdo, pois os jogadores estando mais próximos, favorece as tabelinhas e nisso ele é bastante bom.
Podes até jogar com 2 médios mais de contenção, e dares mais liberdade aos laterais para atacar quer por fora quer por dentro, e até mesmo meteres o Salvio a lateral-direito ofensivo nalgumas situações que tal necessites por falta de alternativas de qualidade à tua disposição. Tinhas ainda Zivkovi e Rafa para a posição de extremo-direito, e portanto não haveria drama. Ou até mesmo Pizzi como falso-extremo-direito a vir mais para dentro dando o corredor lateral às subidas do Salvio.
Há variadíssimas dinâmicas que podes criar... 


Algumas questões:
Viste o Mundial de futebol? Sabia que o Carrilo foi considerado o melhor extremo-direito para muitos? Viste como ele meteu em água a defesa do então campeão do Mundo?
Não serve para ti? Ou não serve para o orelha$? Como treinador tens que perceber a psique dos jogadores. Mais um talento a ser desperdiçado de forma acéfala…

Atenção ao Keaton para não ser mais um valor desperdiçado. Ele tem potencial para ser um "8" muito bom a médio-prazo. Tem que ganhar mais intensidade, mas a qualidade de passe é boa já, a técnica idem, mas a grande virtude dele é a decisão. É um jogador claramente acima da média a nível intelectual - decide quase sempre bem. 
Deve ficar no plantel principal até pelo menos Dezembro; só então depois se deve decidir se é melhor ou não emprestar a outro clube para ele jogar mais e consequentemente evoluir mais depressa.


Se o Jonas for vendido, a máquina de propaganda do FILHO DA PUTA do orelha$ vai começar um processo de mega-lavagem cerebral aos sócios e adeptos do Benfica.
Lembrem-se sempre disto:
O Luisão anda a 2/3 anos seguidos a enterrar, não é um grande jogador, é mais velho que o Jonas, nem sequer tem capacidade de ser a 3ºopção(Conti tem bastante potencial, há que trabalhar bem este 'menino' e o mesmo deve aprender com o Jardel), quiçá mesmo para ser 4ªopção(O Lema não será melhor que o Luisão neste momento?), mas no entanto renovou com salário milionário num acto de gestão absolutamente gravoso/criminoso.

Nenhum comentário: