quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Notícia+Imagens do dia.

"Preço do pão aumenta 20% em Janeiro
O aumento dos custos de produção estará na origem da subida dos preços.

O preço do pão irá aumentar cerca de 20% em Janeiro de 2018. A informação é avançada nesta segunda-feira por António Fonte, presidente da Associação de Industriais de Panificação, Pastelaria e Similares do Norte, em declarações ao Correio da Manhã. O mesmo responsável justifica que “o agravamento de custos de produção não permite alternativa”.
Sem apontar um valor em concreto, António Fonte estima que o aumento ronde os 20%, salientando que o preço do pão se manteve inalterado desde 2011. Agora, diz este responsável, o aumento dos combustíveis e os aumentos previstos com custos de energia, gás e electricidade.

Também os ovos serão afectados por esta subida, depois de nos últimos dois meses terem subido quase 60%, passando de 0,85 euros para 1,40 euros por dúzia (classe A, tamanho L). Em Janeiro de 2018, a mesma caixa de ovos poderá custar dois euros."


Notas pessoais:

O pão que é um bem alimentar do mais essencial e barato que há(precisamente para que todos possam ter acesso ao mesmo), e que por norma os governos democráticos têm medo de mexer de forma significativa no seu preço com receio de tumultos sociais; apesar disso, o seu preço vai subir escandalosamente em % porque estamos a viver uma "recuperação económica". 
Percebem? "Recuperação económica" leva a mais e maiores carências alimentares sobre o povo, nomeadamente sobre as classes mais baixas.
É tipo 2+2=3 e/ou 2+2=5.

Mas ao menos numa democracia podem ir votar...
Porreiro pah!

Nenhum comentário: